número atômico - meaning and definition. What is número atômico
DICLIB.COM
AI-based language tools
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is número atômico - definition

NÚMERO DE PROTÕES NO NÚCLEO DE UM ÁTOMO
Número atômico; Números atômicos
  • Uma explicação visual de número atômico. Número atômico é o número de prótons no núcleo atômico.

Número atómico         
(Z) é um termo usado na física e na química, para designar o número de , encontrados no núcleo de um átomo. Num átomo com carga neutra, o número de elétrons é idêntico ao número atômico, ou seja, o número atómico e a identidade do átomo são iguais.
Raio atómico         
RAIO ATÓMICO
Raio Atômico; Raio atômico; Raio atomico
O é uma estimativa de distância do núcleo à última camada eletrônica. Ao contrário do que se poderia pensar, o raio atômico não depende apenas do peso do átomo e/ou da quantidade de elétrons presentes na eletrosfera, sendo fortemente influenciado pela carga nuclear efetiva (Zef) de cada elemento.
Xadrez atómico         
UMA VARIANTE DO XADREZ TRADICIONAL, TENDO COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA A FORMA DE CAPTURA QUE É DENOMINADA "EXPLOSÃO ATÓMICA"
Xadrez Atómico
é uma variante do xadrez tradicional, tendo como principal característica a forma de captura que é denominada "explosão atômica".

Wikipedia

Número atómico

Número atómico (português europeu) ou número atômico (português brasileiro) (Z) é um termo usado na física e na química, para designar o número de protões (português europeu) ou prótons (português brasileiro), encontrados no núcleo de um átomo. Num átomo com carga neutra, o número de elétrons é idêntico ao número atômico, ou seja, o número atómico e a identidade do átomo são iguais. O mesmo não acontece nos íons, átomos com falta ou excesso de elétrons nas últimas camadas. A descoberta do número atômico foi associada ao físico britânico Henry Moseley, o qual conseguiu determinar a carga do núcleo atômico, e sabendo a carga, é possível determinar a quantidade de prótons em qualquer átomo.

O número atômico é o que caracteriza cada elemento químico, ou seja, não existem átomos de elementos químicos diferentes com o mesmo número atómico, se têm o mesmo número atômico são o mesmo elemento.

Todos os átomos de cálcio possuem 20 prótons, portanto, o número atômico é igual a 20 e número de elétrons também, se não estiver fazendo nenhuma ligação.
Todos os átomos de magnésio possuem 12 prótons, portanto, número atômico é igual a 12 e número de elétrons também, se não estiver fazendo nenhuma ligação.

A convenção determina que, na representação do símbolo de um elemento, o número atômico deva estar à esquerda do símbolo na parte inferior:

Para o cálcio: 20Ca e, para o magnésio: 12Mg.

Quando o átomo é neutro, ou seja, a quantidade de cargas positivas (prótons) é igual à quantidade de cargas negativas (elétrons), o número atômico indica também o número de elétrons.

Algumas convenções são adotadas para manipulação de dados com referência aos átomos:

A = Massa; Z = Número Atômico; n = número de neutrões.

Fórmula Geral:

Para a Massa: A=Z+n e Para o número de neutrões: n=A-Z

Exemplo:

Se um elemento tiver 118 neutrões e um número atómico de 79, para se descobrir o valor da massa e o número de neutrões faz-se:
Massa: A = 79 + 118, ou seja, A = 197. A massa é 197
Número de neutrões: N = 197 - 79, ou seja, n = 118. Verifica-se que o número de neutrões é 118.